PRT-7a. Região - Assessoria de Comunicação Social / Biblioteca Jeferson L.P. Coelho
Caderno/Editorial: COTIDIANO Data: 19/Nov/2004
Coluna/Colunista: Pág. 07

TRÂNSITO VIOLENTO
Dois acidentes de ônibus deixam 30 pessoas feridas no Interior

O tombamento de dois ônibus, um na BR-020, em Caridade, e outro na BR-116, em Morada Nova, deixou 30 feridos. A Polícia também registrou cinco mortes no trânsito em 11 acidentes

Landry Pedrosa - da Redação

Cinco pessoas morreram e 35 saíram feridas em 11 acidentes de trânsito ocor-ridos no Interior do Estado, entre a tarde da última quarta-feira (17), e a manhã de ontem. Dois ônibus tombaram, na BR-020, em Campos Belos, município de Carida-de, e outro na BR-116, proximidades de Cristais, em Morada Nova, deixando um saldo de 30 pessoas feridas. A Polícia também registrou três outros acidentes com cinco vítimas lesionadas em Tianguá, Ubajara, e Catunda. Os acidentes fatais ocor-reram em Limoeiro do Norte, na Região Jaguaribana; Pindoretama, Litoral Leste; Tianguá, serra da Ibiapaba; Banabuiú, Médio Jaguaribe; e Santa Quitéria, no Sertão de Canindé.

No acidente com o ônibus da empresa Rio Negro, ontem de madrugada, no Km 90 da BR-116, em Morada Nova, a 170 quilômetros de Fortaleza, 19 pessoas fica-ram feridas. Já no da empresa Asa Branca, quarta-feira (17), à noite, na BR-020, em Caridade, a 106 quilômetros da Capital, deixou 11 feridos.

Todos os feridos que viajavam no ônibus da Rio Negro, que vinha de Serra Talhada (PE) para Fortaleza, foram trazidos para o Instituto Doutor José Frota (IJF), onde 16, até o final da tarde, se encontravam internados, mas já fora de perigo. Os feridos do ônibus da empresa Asa Branca, que ia de Fortaleza para Tauá, foram medicados no Hospital São Francisco, de Canindé. Um deles, um menino de 4 anos, foi trazido para o IJF, com suspeita de traumatismo craniano.
O ônibus da empresa Rio Negro havia saído quarta-feira à tarde de Serra Ta-lhada e deveria ter chegado às 6 horas de ontem em Fortaleza. Um cochilo do moto-rista, segundo depoimento de alguns dos feridos, teria sido a causa do acidente. O ônibus, desgovernado, caiu dentro de um barranco, tombando em seguida. ''Alguns dos feridos comentaram aqui no IJF que o guiador do ônibus teria cochilado no vo-lante'', disse, Célia Alves Feitosa, irmã de Maria do Socorro Alves Feitosa, uma das vítimas. O sargento da PM Manoel Santos Silva, que também viajava no ônibus, contou que vinha dormindo e quando acordou já estava caído ao lado da poltrona. O militar sofreu uma forte pancada na cabeça, além de ferimentos.

Já o ônibus de placas HWG-2032, da empresa Asa Branca, que saiu no final da tarde de Fortaleza com destino à Tauá, nos Inhamuns, onde deveria chegar, pela madrugada de ontem, tombou assim que saiu da CE-065. Ao atingir a BR-020, de-pois de contornar o trevo, se desgovernou, virando em seguida. No coletivo viajavam 23 passageiros. Segundo o inspetor Paulo Augusto, do Posto da Polícia Rodoviária Federal, de Canindé, o coletivo sofreu danos materiais. O veículo, conforme ele, foi guinchado no mesmo dia para Fortaleza.

Acidentes envolvendo ônibus em 2004 no CE

- Dia 9 de outubro - Um ônibus da Viação Catalão, que transportava 53 romeiros de Imperatriz (MA) para Canindé, capotou após cair num despenhadeiro, no Crato, matando 17 pessoas e ferindo outras 29.

- Dia 22 de setembro - O juiz do trabalho Carlos Rayol morreu na CE-085 em Ca-mocim numa colisão de um ônibus da empresa Guanabara, que vinha de Parnaíba (PI) contra duas residências. O motorista do coletivo também morreu e 14 pessoas ficaram feridas.

- Dia 8 de setembro - Quatro pessoas morreram e 26 saíram feridas em conse-qüência de uma colisão envolvendo um ônibus e um caminhão no Km 542 da BR-116, no município de Penaforte, na Região do Cariri

- Dia 14 de julho - Um ônibus que transportava os integrantes da Banda Líbanos caiu no rio Dois Rios, no distrito de Mineirolândia, em Pedra Branca, matando seis componentes do grupo e deixando outros sete feridos.

- Dia 10 de abril - Cinco pessoas morreram e 29 saíram feridas no capotamento de um ônibus da Expresso Açailândia, no Km 78 da BR-222, na localidade de Frios, município de São Luiz do Curu. O coletivo ia de Fortaleza com destino a Imperatriz no Maranhão.

- Dia 21 de fevereiro - Um ônibus da empresa Itapemirim, que ia de Fortaleza para Salvador (BA), caiu dentro de um açude, às margens da BR-116, no município de Barro (Cariri), matando 42 pessoas. O laudo oficial do exame pericial registrou um desvio de direção. Há duas hipóteses para o acidente: cochilo por parte do motorista ou tentativa de se desviar de um animal.

Retorna à Página Anterior Retorna à Página Inicial